Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia | Representação e Legitimidade Democrática | ReDem

cnpq-logo-png-transparent
Inct-logo-black

EIXO ELITES POLÍTICAS

Para o problema da legitimidade democrática, será realizado um survey com membros da classe política usando os mesmos temas do questionário aplicado à amostra da população. Isso permitirá examinar a congruência entre os valores das elites políticas e dos cidadãos, com questões adicionais para avaliar a qualidade da elite política. Quanto ao problema da representação política, será conduzida uma análise detalhada do perfil da elite parlamentar, usando prosopografia para examinar as biografias coletivas dos grupos políticos e identificar padrões, atributos e mudanças nos perfis da elite. Além disso, serão realizados grupos focais para entender a perspectiva dos eleitores sobre políticas governamentais, apoio à democracia, igualdade social, desenvolvimento econômico e valores morais.

PESQUISADORES

Conheça o quadro de pesquisadores do Eixo Cultura Política do INCT ReDem.

Adriano Codato

Professor de Ciência Política na UFPR e editor-chefe da Revista de Sociologia e Política. É o coordenador do INCT ReDem. Seus temas de pesquisa são: representação política, elites políticas e estatais, carreiras políticas.

Paulo Franz

Doutor em Ciência Política na UFPR. Professor de Ciência Política na Unipampa. Pesquisador de pós-doutorado no INCT ReDem. Interessado em temas sobre o poder Executivo, elites, partidos políticos e representação.

André Silva

Doutor em Ciência Política pela USP. Professor de Ciência Política na UEM. Interessado em teoria política contemporânea, teorias da democracia e teoria política verde.

Raquel Kritsch

Doutora em Ciência Política na USP. Possui pós-doutorado na LSE e na Freie Universität Berlin. Professora de Ciência Política na UEL. Interessada em teoria política, história do pensamento político, teoria política feminista, política digital e democracia.

Ricardo Silva

Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP. Professor de Ciência Política na UFSC. Interessado nos temas de história do pensamento político e teoria política contemporânea.

Renato Perissinotto

Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. Professor de Ciência Política da UFPR. Suas pesquisas são sobre recrutamento político-partidário, perfil das elites políticas e estatais, relação entre elites e decisão política.

Maria Alejandra Nicolás

Professora da área de Administração Pública e Políticas Públicas e do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento da UNILA. Doutora e Mestre em Sociologia (UFPR). Especialista em Gestão de Programas, Projetos e Políticas Sociais (PUC/PR). Graduada em Ciência Política (UBA/Argentina). Tem experiência na área de políticas públicas, internet e política e democracia digital.

Malu Gatto

Doutora em Ciência Política pela Universidade de Oxford. Professora associada no Instituto das Américas no University College London. Pesquisa comportamento político, representação, formulação de políticas e gênero e política.

Jaqueline Zulini

Professora de Ciência Política da FGV e responsável pelo Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (DHBB). Pesquisa eleições, partidos políticos, comportamento legislativo e elites.

Hugo C. Iasco Pereira

Economia pela UFU. Mestre em Economia pela UFPR. Doutor em Economia pela UFMG. Professor da UFPR, e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento. Editor da Brazilian Keynesian Review e membro da AKB. Pesquisa sobre desenvolvimento econômico e mudança estrutural.

Flavio Heinz

Professor titular de História Contemporânea da UFRRJ, pesquisa temas de história de elites sociais e políticas, sobretudo através de prosopografias. Investiga a formação e circulação global de elites científicas e seu impacto na formação de elites burocráticas nacionais na América Latina.

Carolina de Paula

Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ. É consultora da UNESCO em avaliações de impacto social e consultora de pesquisa qualitativa. Atuou em diversas campanhas eleitorais e pesquisas de mercado.