Hoje, 17 de maio, é o Dia Internacional Contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia.A data foi escolhida para representar o combate à discriminação de gênero e orientação sexual em 1997, fazendo referência a essa mesma data, no ano de 1990, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de considerar como doença o fato de uma pessoa ser LGBTIA+.
Uma das missões de nosso Instituto é questionar como as diferentes formas de discriminação e exclusão social afetam na representação política. Por isso, acolhemos estudos sobre raça, gênero, classe social e, claro, sexualidade. Nesse sentido, temos muito orgulho de ter, em nosso rol de estudos, a pesquisa de Marek Dusilek, estudante de graduação em Ciências Sociais da UFPR e que realiza a sua Iniciação Científica no ReDem.
A pesquisa fobre as candidaturas de pessoas trans entre 2014 e 2022, usando os dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA). Até agora, Marek descobriu que:
- Há um crescimento constante de candidaturas trans
- A maioria das candidaturas estão concentradas no Sudeste e no Nordeste
Para as próximas etapas, Marek pretende analisar as relações entre essas candidaturas e a ideologia político-partidária, observando quais os partidos mais concentram candidaturas trans e como essa variável política entrecorta variáveis sociais, como raça, classe e tipo de transgeneridade.
Pesquisas que analisam a representação de minorias fazem parte da missão do ReDem. Que este 17 de maio nos faça refletir sobre um futuro contra qualquer forma de discriminação!
Siga @redem.inct no Instagram e @redem_inct no X para saber mais sobre os estudos realizados por nossos pesquisadores!