Na noite do dia 10, nosso coordenador Adriano Codato esteve no lançamento do Museu da Democracia. O Museu, um projeto inovador para a cidade de Curitiba, que também sedia o nosso Instituto, buscará resgatar a memória sobre os frequentes desafios da democracia no Brasil.
Na fala, o professor Adriano apresentou a proposta do ReDem aos presentes, a partir de seus desafios teóricos. A democracia brasileira enfrenta grandes problemas na contemporaneidade, surgida de fatores variados. Para conseguirmos observar essa diversidade, nosso Instituto aposta na combinação de três linhas. Observar como a mudança das regras do jogo institucional afetam a representação. Entender como a cultura, ou seja, a visão das pessoas sobre a democracia, impulsiona o próprio funcionamento democrático. E, por fim, pensar em como a qualidade das elites políticas pode ser um catalisador tanto para a mudança nas regras do jogo, quanto para o entendimento do povo sobre seus governantes.
Combinando esses três elementos, traremos produtos diferenciados. Esses produtos não são somente analíticos, afinal nós queremos agir. Como disse nosso coordenador, visamos
“contribuir para o desenvolvimento de estratégias que possam reverter a atual trajetória de erosão democrática”.
Essa é a missão do nosso ReDem. E também é a missão do Museu da Democracia. Bem vindos, parceiros de caminhada!
Se quiser ler o texto completo da apresentação do professor Adriano, bem como os gráficos que ele usou para ilustrar o estudo, nos chame no Instagram ReDem (@redem.inct) • Fotos e vídeos do Instagram.
Pesquisadores(as) do INCT ReDem marcaram presença no evento, veja: