EIXO INSTITUIÇÕES POLÍTICAS
O eixo sobre mudanças institucionais segue duas frentes. A primeira avalia alterações graduais no sistema eleitoral e no sistema partidário em função das sucessivas mudanças na legislação eleitoral e seu impacto sobre as direções dos partidos políticos. A segunda analisa as regras sob as quais atores políticos operam durante processos de mudanças que alteram o equilíbrio de poder entre os grupos na arena eleitoral e na arena legislativa. A metodologia se concentra em criar indicadores e identificar atores que reforçam ou minam o equilíbrio institucional.
PESQUISADORES
Conheça o quadro de pesquisadores do Eixo Cultura Política do INCT ReDem.
Humberto Dantas
Mestre e doutor em Ciência Política pela USP, pós-doutor em Administração Pública pela FGV-SP. Coordenador do curso de Gestão Pública da FipeEES e da pós-graduação em Ciência Política da FESPSP. Diretor-presidente do Movimento Voto Consciente e coordenador do coletivo Legis-Ativo.
Mariana Borges
Doutora em Ciência Política na Universidade de Northwestern. Professora da Universidade de Southampton. Fez seu pós-doutorado no Nuffield College na Universidade de Oxford. Pesquisa comportamento político, opinião pública, eleições, representação, partidos políticos e desinformação com foco no Brasil.
Lara Mesquita
Doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ, Professora da Escola de Economia de São Paulo da FGV e pesquisadora do Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP). Suas áreas de interesse são eleições, partidos, emendas orçamentárias, eleições municipais e coligações eleitorais.
Karolina Roeder
Doutora e mestre em Ciência Política pela UFPR. Professora dos bacharelados em Ciência Política e Relações Internacionais e do CST em Gestão de Partidos Políticos na UNINTER. É integrante do Laboratório de Partidos Políticos e Sistemas Partidários (LAPeS/UFPR) e do Laboratório de Monitoramento e Avaliação de Políticas e Eleições (MAPE/IESP-UERJ). Pesquisa financiamento e organização partidárias.
Graziella Testa
Doutora em Ciência Política pela USP. Professora da Escola de Políticas Públicas e Governo da FGV. Interessada nos temas política brasileira, com foco em estudos legislativo e instituições informais.
Glauco Peres da Silva
Doutor em Administração Pública pela FGV. Professor de Ciência Política na USP. Chair do comitê local da IPSA-USP Summer School. Interessado em geografia eleitoral, eleições, partidos e metodologia da Ciência Política.
Bruno Bolognesi
Doutor em Ciência Política na UFSCar com pós-doutorado na University of Oxford. Professor na UFPR. Coordenador do Laboratório de Partidos e Sistemas (LAPeS). Suas áreas de interesse são partidos políticos e eleições.
André Barsch Ziegmann
Graduado em Ciências Sociais pela UFPR e mestre em Ciência Política pela Unicamp. Doutor em Sociologia pela UFPR. É professor da Uninter, em Curitiba-PR, trabalha na Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança.
Andréa Freitas
Doutora em Ciência Política pela USP. Professora no Departamento de Ciência Política da UNICAMP e pesquisadora do Cesop (Centro de Estudos de Opinião Pública). Suas áreas de interesse são coalizões, relação Executivo-Legislativo, migração partidária, educação política e mudanças institucionais.