Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia | Representação e Legitimidade Democrática | ReDem
ÍNDICE DE INFLUÊNCIA PARLAMENTAR (INF)
Sobre
O Índice de Influência Parlamentar (INF) classifica os deputados federais brasileiros de acordo com sua influência na tramitação legislativa com base em suas posições institucionais (atuais e passadas). O índice atribui uma pontuação em uma escala de 0 a 10 refletindo a importância dos cargos dentro do processo legislativo. Quanto mais alta a pontuação, mais significativos são os cargos desempenhados pelo parlamentar na estrutura institucional do Legislativo.
Para calcular o indicador, são consideradas diversas posições institucionais ocupadas pelos deputados desde 1999, como a presidência da mesa diretora, liderança do governo, liderança da maioria, liderança do partido, presidência da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO), presidência de Comissões Permanentes, liderança da oposição, liderança da minoria, presidência da Coordenadoria dos Direitos das Mulheres (CDM), além de relatorias na CMO e relatorias de projetos de lei, lei complementar, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição na legislatura atual. A atribuição de pontos a esses cargos segue uma hierarquia de importância e leva em consideração, quando necessário, o peso das bancadas partidárias e do total de deputados federais ativos, bem como a composição das respectivas comissões em análise. Também é considerado o impacto das posições ocupadas em legislaturas anteriores, com valor decrescente conforme a distância temporal.
Produto
No momento, o INF está passando por ajustes visando agregar uma pontuação referente à tramitação das propostas legislativas. Além disso, estamos trabalhando para expandir seu escopo para abranger áreas temáticas específicas, permitindo identificar a influência dos parlamentares em temas como Direitos Humanos, Saúde, Meio Ambiente e outros. Pretendemos também realizar um recorte focado na representação de grupos minoritários, permitindo compreender a influência de mulheres, negros e indígenas na Câmara dos Deputados.
Por fim, parte de nossos objetivos inclui, também, adaptar o INF e estender essa análise para abranger o Senado Federal, ampliando assim nossa compreensão sobre a dinâmica de influência no contexto legislativo brasileiro.
Financiamento e execução
Júlio Canello, bolsista de pós-doutorado empresarial.
CNPq 317373/2023-4
Parceria
Phronesis Pesquisa e Consultoria em Ciências Sociais
Observatório do Legislativo Brasileiro
Conheça também:
Índice de Performance
Parlamentar
Conheça também:
Observatório das
Instituições Democráticas
Conheça também: