NOVIDADES
Explore as últimas novidades relacionadas ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia focado no campo da Representação e Legitimidade Democrática. Mantenha-se informado sobre todas as atualizações e desenvolvimentos nesse importante tema e sobre os eventos promovidos pelo INCT ReDem.
NOTÍCIAS
Mulheres, negros e negras, pessoas LGBTIA+, indígenas, pessoas com deficiência, são vários grupos que não encontram na política institucional um espaço adequado para ter voz. Por isso, o nosso Instituto desenvolveu um grupo de pesquisa para debater essa temática.
Desde 2017, novas regras têm modificado as eleições no Brasil. Isso afeta o comportamento dos eleitores e dos partidos. Os pesquisadores do ReDem Bruno Bolognesi e Lara Mesquita, junto ao seu colega Andrew Fisch, escreveram o texto “Governabilidade, Sistema Eleitoral e Reformas Políticas” para analisar como essas reformas transformam o comportamento de partidos, candidatos e demais agentes políticos.
O Instituto ReDem, em parceria com o Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) organizou, entre os dias 10 e 12 de julho, um evento chamado “Um índice para a influência parlamentar: desafios e possibilidades”, que teve como finalidade debater o índice que as duas instituições estão construindo juntas, o Índice de Influência Parlamentar.
Na imprensa e no debate público, é comum vermos o nome “Centrão” sendo usado com bastante frequência, para se referir a um grupo de partidos fisiológicos, que “topam tudo”. Mas afinal, cientificamente, o que é o Centrão?
Leia mais
A pesquisa Quaest/Genial divulgada na quarta-feira (11/12) mostrou estabilidade na avaliação do Governo, com 33% de avaliação positiva; 31% negativa e 34% regular. A pesquisa trouxe também dados sobre a percepção da população sobre a economia. Há indicações de um maior risco para o Governo nos próximos meses quando analisamos a avaliação dos brasileiros para o custo dos combustíveis, energia elétrica, alimentos e poder de compra do Real.
Legislativo, Procuradoria-Geral da República e o Supremo Tribunal Federal travam uma disputa sobre a definição e a aplicação das emendas parlamentares da modalidade “Emendas PIX”. Desde 2019, essas emendas apresentam crescimento constante. Este ano, a previsão do orçamento é de R$ 8,2 bilhões. Vale observar que as emendas individuais impositivas (PIX e não PIX) já somam R$ 25 bilhões do orçamento.
Em agosto passado, o Congresso Nacional promulgou a PEC 09, conhecida também como a PEC da Anistia, que perdoou partidos que não destinaram percentuais obrigatórios do Fundo Eleitoral para as candidaturas de negros. A emenda constitucional determinou também que 30% dos recursos dos fundo eleitoral e partidário utilizados durante a campanha deveriam ser destinados aos candidatos negros. Embora tenham se comprometido direcionar recursos para essas candidaturas, a eleição de 2024, contudo, voltou a repetir os mesmo problemas de campanhas passadas.
EVENTOS
Seminário: as múltiplas crises da Democracia (2024)
Trata-se de um seminário interno sobre questões conceituais e analíticas da teoria política para informar os estudos empíricos do Eixo Elites “Políticas”.
Introdução ao método QCA
08 Março 2024
Wellington Nunes
Como cientistas políticos têm entrevistado políticos eleitos? Uma revisão de literatura de escopo/ Índice de Influência Parlamentar
22 Março 2024
Vittorio Dalicani e Maiane Bittencourt
Gênero e padrões de carreira politica na Câmara dos Deputados do Brasil
05 Abril 2024
Nilton Sainz