Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia | Representação e Legitimidade Democrática | ReDem

A estratégia digital de Nikolas: como o deputado da direita radical mobiliza a opinião pública no YouTube (part. I)

Em janeiro deste ano, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) teve grande visibilidade no ambiente digital e um amplo espaço na imprensa, após publicar nas redes sociais o vídeo “o Pix está unindo o povo”.

Com uma linguagem simples e direta, o parlamentar fez críticas à decisão da Receita Federal de monitorar transações com o PIX acima de R$ 5 mil, e se colocou como alguém capaz de vocalizar a insatisfação dos brasileiros com a medida. Funcionou. O vídeo saiu da bolha bolsonarista e teve, até maio, mais de 300 milhões de visualizações.

Com exceção do ex-presidente Bolsonaro, Nikolas é hoje, talvez, o principal nome da direita radical com capacidade de mobilizar a opinião pública. Na véspera da prisão domiciliar de Bolsonaro, o deputado participou das manifestações na Avenida Paulista. Foi de lá que fez uma vídeochamada com o ex-presidente e ajudou a inflamar o discurso anti-STF.

Como podemos caracterizar a estratégia digital de Nikolas até se tornar um nome relevante no debate público? Para responder essa questão, analisamos o canal do deputado no YouTube, onde ele publicou, entre 2018 e o fim de julho, 434 vídeos.

Da análise é possível distinguir duas grandes fases da estratégia de Nikolas, mas elas apresentam algumas nuances.

O parlamentar tem utilizado mais vídeos no durante o governo Lula do que no período do Bolsonaro. O número supera, inclusive, o momento inicial da sua trajetória política, quando Nikolas buscava se associar à pauta conservadora que o levaria à Câmara de Vereadores de BH. Apesar disso, o engajamento total do canal do deputado perdeu força entre 2023 e 2024. Este ano, contudo, apresenta uma taxa diária recorde, considerando os dados até julho.

Foco no papel de deputado de oposição

Nikolas tem 29 anos e nasceu em Belo Horizonte, onde se formou em Direito. Filho de um pastor evangélico, sua ascensão política começa com uma forte militância digital em 2016, quando passa a utilizar as redes sociais para defender pautas alinhadas ao bolsonarismo e a combater o que ele define como “doutrinação” de esquerda.

Até o fim de julho deste ano, Nikolas havia publicado 434 vídeos no seu canal no YouTube. A distribuição entre 2018 e 2025 mostra que o deputado passou a dar mais ênfase a esse tipo de estratégia em 2023 e 2024, ou seja, já na condição de deputado do campo da oposição ao governo Lula.

O número de publicações é maior, inclusive, que o de 2022, ano da campanha que o levaria à Câmara dos Deputados.

Vídeos mais longos

Além de mais vídeos durante os dois primeiros anos do governo Lula, Nikolas também falou e muito em cada inserção.

Entre 2023 e 2024, cada inserção variou entre 11 e 15 minutos, quase o dobro do adotava no início das inserções em 2019.  Este ano, contudo, o deputado reduziu o tamanho dos vídeos, voltando aos 7 minutos registrados entre 2020 e 2022.

Queda do engajamento total em 2024

Embora tenha recebido grande atenção no ambiente digital e na imprensa com o vídeo sobre o PIX, o canal de Nikolas Ferreira no YouTube vinha apresentando menos engajamento total, pelo menos é o que indica o comparativo de 2024 com o período de 2021 a 2023.

O primeiro ano do governo Lula (2023) o momento em que o deputado atinge o pico com mais de 33 milhões de engajamentos, considerando comentários, curtidas e compartilhamentos. Entre 2021 e 2022, ele manteve um engajamento total acima dos 27 milhões.

Em 2024, esse indicador reduziu para 21 milhões, mesmo Nikolas mantendo o número de vídeos publicados em patamares próximos a 2023.

Aparentemente, fazer vídeos cada vez maiores em 2024 pode ter contribuído para cair o número de engajamentos do deputado. Talvez esta seja uma das explicações para ele limitar o tamanho das inserções em 2025, que vem retornando ao padrão do início da sua trajetória. Até julho, os vídeos já somavam 17 milhões de engajamentos.

Taxa de engajamento por dia

Como os vídeos publicados no YouTube podem continuar por meses ganhando engajamento, os números absolutos dos posts mais antigos acabam sobrepondo os mais recentes.

Para controlar esse efeito na quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos, produzimos a taxa de engajamentos, que mede o engajamento médio por dia desde a sua publicação até hoje. Esse forma de medir, contudo, tende a produzir taxas maiores quanto mais recente forem os vídeos.

Com esse dado, é possível verificar que o canal de Nikolas vem ampliando a sua taxa de engajamento por dia desde 2018. No entanto, houve uma estabilização entre 2023 e 2024 na casa dos 37 mil/dia. Este ano, a taxa apresenta mais que o dobro do identificado em 2024.

 

Siga @redem.inct no Instagram e @redem_inct no X para saber mais sobre os estudos realizados por nossos pesquisadores!

Fábio Vasconcellos

Doutor em Ciência Política pelo IESP (2013) e mestre em Comunicação Social pela UERJ (2008). Professor associado da Faculdade de Comunicação UERJ. Temas de interesse: Comportamento Eleitoral; Comunicação Política; Eleições; Opinião Pública; Analise de Dados.

Compartilhar esse conteúdo

Veja Também