NOSSA MISSÃO
Analisar as causas e as consequências da crise da democracia no Brasil. Os estudos abrigados no INCT ReDem procuram entender as conexões entre as mudanças nos valores e percepções dos eleitores, nas instituições e regras eleitorais e nos perfis da classe política, e como elas afetam o déficit de legitimidade da representação.
O PROJETO
Representação e Legitimidade Democrática (ReDem) é um projeto para analisar as causas e as consequências da crise da democracia no Brasil. Os estudos abrigados no ReDem procuram entender as conexões entre as mudanças nas percepções e nos valores dos eleitores, nas instituições e nas regras eleitorais e na morfologia da classe política nacional para explicar como elas afetam o déficit de legitimidade da representação política.
Desde os primeiros trabalhos sobre legitimidade democrática, estudiosos buscam identificar as dimensões explicativas do fenômeno. Atualmente, aceita-se a tese de que são múltiplos os fatores relevantes para a configuração das atitudes do eleitorado frente à democracia. Inversamente, aceita-se também a tese de que os comportamentos dos eleitores influenciam as elites governantes e o próprio funcionamento das instituições representativas. Assim, não há consenso se esses fenômenos têm uma lógica bottom-up ou top-down.
A intensidade e a direção da conexão entre mudanças cíclicas na cultura política dos cidadãos, mudanças das instituições políticas, em especial as regras do sistema eleitoral e das dinâmicas internas do poder Legislativo, e a morfologia da elite que opera o sistema político brasileiro precisam ser melhor explicadas. A complexidade desse fenômeno exige a adoção de uma abordagem multifatorial e multidirecional para investigar as bases da legitimidade democrática no Brasil.
O INSTITUTO
O Instituto Representação e Legitimidade Democrática (ReDem) faz parte do Programa dos Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação – INCTs financiado pelo CNPq. Os INCTs são projetos de pesquisa ambiciosos e de longo prazo organizados em redes nacionais e internacionais de cooperação científica. Eles envolvem pesquisadores e bolsistas para o desenvolvimento de investigações de alto impacto e formação de recursos humanos desde a iniciação científica até estágios de pós-doutorado, no Brasil e no exterior.
O INCT ReDem está sediado no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná, no Brasil. Ele abriga um conjunto de laboratórios e grupos associados do Brasil, dos Estados Unidos e do Reino Unido. As atividades do ReDem englobam desde a promoção de conferências e workshops, visitas técnicas de pesquisadores nacionais e estrangeiros até a manipulação e publicação de grandes bases de dados a partir de surveys sobre cultura política, perfis prosopográficos de políticos de carreira e legislação eleitoral.
METODOLOGIA
Para entender os fatores que afetam a legitimidade democrática entre a população, propomos uma abordagem multimétodo que combina várias técnicas de pesquisa. As múltiplas dimensões da (des)legitimidade da democracia brasileira estão articuladas em três eixos de análise normalmente tratados separadamente: Cultura Política, Instituições Políticas e Elites Políticas.
+40
Pesquisadores
+100
Bolsistas
+20
Universidades
5
Empresas parceiras
5
Centros de pesquisa
3
Projetos coletivos