Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia | Representação e Legitimidade Democrática | ReDem

cnpq-logo-png-transparent
Inct-logo-black

NOSSA MISSÃO

Analisar as causas e as consequências da crise da democracia no Brasil. Os estudos abrigados no INCT ReDem procuram entender as conexões entre as mudanças nos valores e percepções dos eleitores, nas instituições e regras eleitorais e nos perfis da classe política, e como elas afetam o déficit de legitimidade da representação.

O PROJETO

Representação e Legitimidade Democrática (ReDem) é um projeto para analisar as causas e as consequências da crise da democracia no Brasil. Os estudos abrigados no ReDem procuram entender as conexões entre as mudanças nas percepções e nos valores dos eleitores, nas instituições e nas regras eleitorais e na morfologia da classe política nacional para explicar como elas afetam o déficit de legitimidade da representação política.

Desde os primeiros trabalhos sobre legitimidade democrática, estudiosos buscam identificar as dimensões explicativas do fenômeno. Atualmente, aceita-se a tese de que são múltiplos os fatores relevantes para a configuração das atitudes do eleitorado frente à democracia. Inversamente, aceita-se também a tese de que os comportamentos dos eleitores influenciam as elites governantes e o próprio funcionamento das instituições representativas. Assim, não há consenso se esses fenômenos têm uma lógica bottom-up ou top-down.

A intensidade e a direção da conexão entre mudanças cíclicas na cultura política dos cidadãos, mudanças das instituições políticas, em especial as regras do sistema eleitoral e das dinâmicas internas do poder Legislativo, e a morfologia da elite que opera o sistema político brasileiro precisam ser melhor explicadas. A complexidade desse fenômeno exige a adoção de uma abordagem multifatorial e multidirecional para investigar as bases da legitimidade democrática no Brasil.

O INSTITUTO

O Instituto Representação e Legitimidade Democrática (ReDem) faz parte do Programa dos Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação – INCTs financiado pelo CNPq. Os INCTs são projetos de pesquisa ambiciosos e de longo prazo organizados em redes nacionais e internacionais de cooperação científica. Eles envolvem pesquisadores e bolsistas para o desenvolvimento de investigações de alto impacto e formação de recursos humanos desde a iniciação científica até estágios de pós-doutorado, no Brasil e no exterior.

O INCT ReDem está sediado no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná, no Brasil. Ele abriga um conjunto de laboratórios e grupos associados do Brasil, dos Estados Unidos e do Reino Unido. As atividades do ReDem englobam desde a promoção de conferências e workshops, visitas técnicas de pesquisadores nacionais e estrangeiros até a manipulação e publicação de grandes bases de dados a partir de surveys sobre cultura política, perfis prosopográficos de políticos de carreira e legislação eleitoral.

METODOLOGIA

Para entender os fatores que afetam a legitimidade democrática entre a população, propomos uma abordagem multimétodo que combina várias técnicas de pesquisa. As múltiplas dimensões da (des)legitimidade da democracia brasileira estão articuladas em três eixos de análise normalmente tratados separadamente: Cultura Política, Instituições Políticas e Elites Políticas.

+40

Pesquisadores

+100

Bolsistas

+20

Universidades

5

Empresas parceiras

5

Centros de pesquisa

3

Projetos coletivos

GOVERNANÇA

O Comitê Gestor é formado por uma equipe multi-institucional e representativa dos três eixos é responsável por aprovar o orçamento anual, as despesas correntes e os relatórios financeiros elaborados pela equipe técnica e por adequar, em reuniões periódicas, a gestão aos objetivos fundamentais do INCT ReDem, tomando decisões alinhadas com sua agenda de pesquisas.

Adriano Codato

Coordenador

Ednaldo Ribeiro

Vice-coordenador

Andréa Freitas

Gestora (Unicamp)

Nara Pavão

Gestora (UFPE)

Bruno Bolognesi

Gestor (UFPR)

PESQUISADORES

Conheça o quadro de pesquisadores do INCT ReDem.

Eixo Cultura Política

André Borges

Doutor pela Universidade de Oxford. Professor associado da Universidade de Brasília (UnB). Interessado nos temas instituições políticas, partidos políticos e comportamento eleitoral, poder Executivo e burocracia no Brasil e em perspectiva comparada.

Ednaldo Ribeiro

Doutor em Sociologia pela UFPR. Professor de Ciência Política na UEM e na UFPR. Bolsista produtividade do CNPq na área de comportamento político. Interessado nos temas atitudes democráticas e ativismo político.

Éder Rodrigo Gimenes

Doutor em Sociologia Política pela UFSC. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e em Políticas Públicas da UEM. Suas áreas de interesse são comportamento político, participação e democracia.

Scott Desposato

Professor de Ciência Política e Chair of Latin American Studies na University of California, San Diego (UCSD). Desenvolve temas da política latino-americana, como campanhas políticas, comportamento eleitoral e estudos legislativos.

Ryan Carlin

Professor de Ciência Política na Universidade Estadual da Geórgia. É doutor pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e pesquisador afiliado do Projeto de Opinião Pública da América Latina na Universidade de Vanderbilt.

Nara Pavão

Doutora em Ciência Política na University of Notre Dame. Professora do Departamento de Ciência Política da UFPE. Realizou pós-doutorado na Vanderbilt University. Interessada nos temas comportamento político e política comparada.

Luciana Veiga

Doutora em Ciência Política pelo IUPERJ. Professora da Escola de Comunicação Mídia e Informação da FGV e da Unirio. Interessada em avaliação presidencial, comportamento eleitoral, comunicação política e métodos de pesquisa de opinião pública.

Lucas Toshiaki A. Okado

Doutor em Ciência Política na UFPR. Professor de Ciência Política na UFPA. Interessado nos temas comportamento político, juventude, ideologia e integridade eleitoral.

Julian Borba

Doutor em Ciência Política pela UFRGS. Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC. Interessado nos temas opinião pública e comportamento político.

Jakson Alves de Aquino

Doutor em Sociologia e Política pela UFMG. Interessado nos temas teorias políticas contemporâneas, metodologias quantitativas de pesquisa e comportamento político.

Gustavo César M. Ribeiro

Doutor em Ciências Sociais pela UFRN. Professor de Ciências Sociais e Ciência Política na UFPA. Coordenador do Grupo de Estudos sobre Comportamento Político e Sociedade. Se interessa por comportamento político, voto de classe e interações entre mídia e política.

Gabriel Avila Casalecchi

Doutor em Ciência Política na UFMG, com doutorado sanduíche no Latin American Public Opinion Project (LAPOP), na Vanderbilt University. Professor de Ciência Política na UFSCar. Atua nas áreas de cultura e comportamento político.

Cleber Lopes

Doutor em Ciência Política pela USP. Professor Associado da UEL. Seus principais temas de interesse são criminalidade urbana, redes de segurança, segurança pública e segurança privada, pesquisados de forma multidisciplinar a partir de contribuições das áreas de criminologia, sociologia, ciência política e políticas públicas.

Eixo Instituições Políticas

Humberto Dantas

Mestre e doutor em Ciência Política pela USP, pós-doutor em Administração Pública pela FGV-SP. Coordenador do curso de Gestão Pública da FipeEES e da pós-graduação em Ciência Política da FESPSP. Diretor-presidente do Movimento Voto Consciente e coordenador do coletivo Legis-Ativo.

Mariana Borges

Doutora em Ciência Política na Universidade de Northwestern. Professora da Universidade de Southampton. Fez seu pós-doutorado no Nuffield College na Universidade de Oxford. Pesquisa comportamento político, opinião pública, eleições, representação, partidos políticos e desinformação com foco no Brasil.

Lara Mesquita

Doutora em Ciência Política pelo IESP-UERJ, Professora da Escola de Economia de São Paulo da FGV e pesquisadora do Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP). Suas áreas de interesse são eleições, partidos, emendas orçamentárias, eleições municipais e coligações eleitorais.

Karolina Roeder

Doutora e mestre em Ciência Política pela UFPR. Professora dos bacharelados em Ciência Política e Relações Internacionais e do CST em Gestão de Partidos Políticos na UNINTER. É integrante do Laboratório de Partidos Políticos e Sistemas Partidários (LAPeS/UFPR) e do Laboratório de Monitoramento e Avaliação de Políticas e Eleições (MAPE/IESP-UERJ). Pesquisa financiamento e organização partidárias.

Graziella Testa

Doutora em Ciência Política pela USP. Professora da Escola de Políticas Públicas e Governo da FGV. Interessada nos temas política brasileira, com foco em estudos legislativo e instituições informais.

Glauco Peres da Silva

Doutor em Administração Pública pela FGV. Professor de Ciência Política na USP. Chair do comitê local da IPSA-USP Summer School. Interessado em geografia eleitoral, eleições, partidos e metodologia da Ciência Política.

Bruno Bolognesi

Doutor em Ciência Política na UFSCar com pós-doutorado na University of Oxford. Professor na UFPR. Coordenador do Laboratório de Partidos e Sistemas (LAPeS). Suas áreas de interesse são partidos políticos e eleições.

André Barsch Ziegmann

Graduado em Ciências Sociais pela UFPR e mestre em Ciência Política pela Unicamp. Doutor em Sociologia pela UFPR. É professor da Uninter, em Curitiba-PR, trabalha na Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança.

Andréa Freitas

Doutora em Ciência Política pela USP. Professora no Departamento de Ciência Política da UNICAMP e pesquisadora do Cesop (Centro de Estudos de Opinião Pública). Suas áreas de interesse são coalizões, relação Executivo-Legislativo, migração partidária, educação política e mudanças institucionais.

Eixo Elites Políticas

Adriano Codato

Professor de Ciência Política na UFPR e editor-chefe da Revista de Sociologia e Política. É o coordenador do INCT ReDem. Seus temas de pesquisa são: representação política, elites políticas e estatais, carreiras políticas.

André Silva

Doutor em Ciência Política pela USP. Professor de Ciência Política na UEM. Interessado em teoria política contemporânea, teorias da democracia e teoria política verde.

Raquel Kritsch

Doutora em Ciência Política na USP. Possui pós-doutorado na LSE e na Freie Universität Berlin. Professora de Ciência Política na UEL. Interessada em teoria política, história do pensamento político, teoria política feminista, política digital e democracia.

Ricardo Silva

Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP. Professor de Ciência Política na UFSC. Interessado nos temas de história do pensamento político e teoria política contemporânea.

Renato Perissinotto

Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. Professor de Ciência Política da UFPR. Suas pesquisas são sobre recrutamento político-partidário, perfil das elites políticas e estatais, relação entre elites e decisão política.

Maria Alejandra Nicolás

Professora da área de Administração Pública e Políticas Públicas e do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento da UNILA. Doutora e Mestre em Sociologia (UFPR). Especialista em Gestão de Programas, Projetos e Políticas Sociais (PUC/PR). Graduada em Ciência Política (UBA/Argentina). Tem experiência na área de políticas públicas, internet e política e democracia digital.

Malu Gatto

Doutora em Ciência Política pela Universidade de Oxford. Professora associada no Instituto das Américas no University College London. Pesquisa comportamento político, representação, formulação de políticas e gênero e política.

Jaqueline Zulini

Professora de Ciência Política da FGV e responsável pelo Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (DHBB). Pesquisa eleições, partidos políticos, comportamento legislativo e elites.

Hugo C. Iasco Pereira

Economia pela UFU. Mestre em Economia pela UFPR. Doutor em Economia pela UFMG. Professor da UFPR, e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento. Editor da Brazilian Keynesian Review e membro da AKB. Pesquisa sobre desenvolvimento econômico e mudança estrutural.

Flavio Heinz

Professor titular de História Contemporânea da UFRRJ, pesquisa temas de história de elites sociais e políticas, sobretudo através de prosopografias. Investiga a formação e circulação global de elites científicas e seu impacto na formação de elites burocráticas nacionais na América Latina.

Carolina de Paula

Doutora em Ciência Política pelo IESP/UERJ. É consultora da UNESCO em avaliações de impacto social e consultora de pesquisa qualitativa. Atuou em diversas campanhas eleitorais e pesquisas de mercado.

BOLSISTAS

Iniciação científica

Vittorio Dalicani

Graduando do curso de Ciências Sociais na UFPR. Bolsista de Iniciação Científica do INCT ReDem. Interessado em pesquisar representação política parlamentar.

Pollyana Ferreira Sora

Graduanda em Ciências Sociais na UFPR. Bolsista de Iniciação Científica do INCT ReDem. Interessada nos temas de comportamento político, gestão de atores públicos, ESG, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Marek Dusilek Lima

Estudante do curso de Ciências Sociais na UFPR. Bolsista de Iniciação Científica do INCT ReDem. Pesquisa inclusão de minorias em instituições políticas com foco em pessoas trans brasileiras.

Luiz Eduardo Amorim

Estudante de graduação em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas. Bolsista de Iniciação Científica do INCT ReDem. Interessado em estudos legislativos.

Luana S. Moreira

Graduanda de Ciências Sociais na UFPR. Bolsista de Iniciação Científica do INCT ReDem. Interessada nos temas sobre comunicação política, qualidade de gestão de atores públicos e políticas públicas.

Laura Valente

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Paraná. Bolsista de Iniciação Científica do INCT ReDem. Interessada nos temas de recrutamento político e sucesso eleitoral.

Karina Artuzzi

Graduanda em Ciências Sociais na UEL. Bolsista de Iniciação Científica do INCT ReDem. Interessada em teoria política, teorias feministas e discussões sobre gêneros.

Julia Varela Morais

Graduanda de Ciências Sociais na Universidade Federal do Paraná. Bolsista de Iniciação Científica do INCT ReDem. Pesquisa sucesso eleitoral e recrutamento político dos deputados federais.

Felipe Schwarzer Paz

Graduando em Ciências Sociais na Universidade Federal do Paraná. Bolsista de Iniciação Científica do INCT ReDem. Suas áreas de interesse são comunicação política, democracia digital, instituições políticas e sistemas partidários.

Camila Sofia Bueno

Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Paraná. Bolsista de Iniciação Científica do INCT ReDem. Interessada em temas ligados a visões da democracia, sofisticação do conhecimento e eficácia política.

Bruno Z. Kotvisky

Graduando em Ciências Sociais na Universidade Federal do Paraná. Bolsista de Iniciação Científica do INCT ReDem. Interessado em temas como regulação eleitoral e cultura política.

Mestrado

Yasmim Nantes

Bolsista do INCT ReDem. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa NUSP e no Observatório das Elites vinculados a UFPR. Interessa-se pelos temas relacionados à elites políticas, profissionalismo político, representações institucionais e não institucionais, partidos políticos e eleições.

Marília Ferreira

Mestranda em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná. Atua nas áreas de cultura política e democracia na América Latina.

Doutorado

Rodrigo Vicente Silva

Mestre e Doutorando em Ciência Política (UFPR). Graduado em História (PUC-PR) e aluno de Jornalismo (Cásper Líbero). Editor-adjunto da Revista de Sociologia e Política. No INCT ReDem pesquisa o debate acerca da regulação das redes sociais no congresso brasileiro.

Nilton Sainz

Doutorando em Ciência Política na UFPR. Mestre em Ciência Política e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas. Pesquisador do Observatório das Elites Políticas e Sociais do Brasil. Investiga principalmente carreiras e ambição política em sistemas políticos comparados.

Maiane Bittencourt

Doutoranda em Ciência Política na UFPR. Pesquisadora do Observatório Legislativo Brasileiro (IESP-UERJ). Pesquisa representação feminina, processo decisório e elite parlamentar.

Gabryela Gabriel

Doutoranda em Ciência Política na UFPR. Pesquisadora vinculada ao INCT ReDem e ao Observatório das elites políticas e sociais (UFPR). Estuda problemas ligados à profissionalização de elites políticas e representação democrática.

Acácio Vasconcelos Telechi

Doutorando em Ciência Política na UFPR. Interessado nos temas métodos quantitativos e qualitativos, integração regional, lobbying e advocacy.

Pós-doutorado

Wellington Nunes

Doutor em Sociologia na UFPR, cofundador e consultor sênior da ARW Political Advisory. Foi professor visitante na UNILA nas áreas de Administração Pública e Políticas Públicas. Pesquisador de pós-doutorado empresarial no INCT ReDem.

Paulo Franz

Doutor em Ciência Política na UFPR. Pesquisador de pós-doutorado no INCT ReDem. Interessado em temas sobre o poder Executivo, elites, partidos políticos e representação.

Mateus de Albuquerque

Doutor em Ciência Política pela UFPR, onde pesquisou a relação ente conflito, ideologia e classe no Conselho Monetário Nacional. Realiza pós-doutorado no INCT/ReDem sobre a atuação parlamentar e a emissão de gases na atmosfera, além de atuar na área de divulgação científica do Instituto.

Maria Cecília Eduardo

Doutora em Ciência Política na UFPR. Pesquisadora de pós-doutorado no INCT ReDem. Interessada nos seguintes temas: participação política de mulheres, financiamento de campanha e gênero e teoria política feminista.

Júlio Canello

Pesquisador do Observatório do Legislativo Brasileiro no IESP-UERJ. Pesquisador de pós-doutorado empresarial no INCT ReDem. Interessado em análise de dados, estudos legislativos e comportamento judicial.

Felipe Calabrez

Doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-SP. Tem experiência na área de Ciência Política e Economia Política, com ênfase em Teoria Política, Estado e política econômica no Brasil.

Fábio Vasconcellos

Doutor em Ciência Política pelo IESP (2013) e mestre em Comunicação Social pela UERJ (2008). Professor associado da Faculdade de Comunicação UERJ. Temas de interesse: Comportamento Eleitoral; Comunicação Política; Eleições; Opinião Pública; Analise de Dados.

Daniel Leonel da Rocha

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialista em Políticas Públicas em Direitos Humanos. Desenvolve pesquisas com interface entre protestos, ideologia e democracia em países latino-americanos.

Bruno Fernando da Silva

Doutor em Ciência Política pela UFMG. Possui pós-doutorado na UFPR. Interessado nos temas financiamento eleitoral, elites políticas e comunicação política.

UNIVERSIDADE SEDE

UFPR-2
INCT-1
cnpq-logo-png-transparent

UNIVERSIDADES COLABORADORAS

UNIVERSIDADES COLABORADORAS

Munus
ARW
Ema Soluções Criativas
Phronesis
MEES_Official-1

CENTROS DE PESQUISA ASSOCIADOS

cesop_logo
CEPESP
olb
obspeb