Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia | Representação e Legitimidade Democrática | ReDem
ANÁLISES DE CONJUNTURA
EM DESTAQUE:
Há coerência ideológica nas coligações partidárias?
No segundo post sobre os padrões das coligações dos candidatos a prefeito em 2024, procurei examinar se os competidores formam alianças mais frequentemente com legendas do seu próprio campo ideológico ou não. De uma maneira geral, é possível afirmar que eles buscam se associar a partidos próximos dos seu campo ideológico. O grupo da centro-esquerda, formada por PDT, PSB, PV e REDE, contudo, foi único que registrou baixa coerência ideológica…
TODAS AS ANÁLISES
As análises de conjuntura são produzidas e editadas por Fábio Vasconcellos.
Padrões na distribuição das coligações dos candidatos a prefeito em 2024
As coligações dos candidatos a prefeito nas eleições deste ano demonstram como as dinâmicas da política nacional nem sempre se reproduzem no plano municipal. Uma análise feita pelo INCT ReDem da Universidade Federal do Paraná (UFPR) indica que a rede de associações partidárias é bastante sobreposta, com mais de 39 mil ligações, uma infinidade de vínculos entre diferentes legendas, que podem se coligar em um município e serem adversárias em uma cidade vizinha. Ao todo, 81% (12,5 mil) dos mais de 15 mil candidatos a prefeito em 2024 concorrem com o apoio de outros partidos…
Debates geraram quase 30 milhões de engajamentos nas redes
A ascensão das redes sociais transformou significativamente a dinâmica desses eventos. Candidatos procuram incluir não apenas temas, mas performances com alto potencial de circular no ambiente digital. Os eleitores, por sua vez, não são mais uma audiência passiva. O que acontece durante o debate é quase que simultaneamente tema no ambiente digital, ampliando a visibilidade do evento e atraindo a atenção de outros eleitores. O que temos, portanto, é um tipo de evento de campanha com força para estimular a participação dos eleitores e estes, por sua vez, fazem parte do processo de produção e direcionamento dos fluxos de opinião nas redes…
Quer receber as novidades sobre a pesquisa
e novas publicações no seu e-mail?