O Índice de Influência Parlamentar (IFI) mede a Influência potencial de deputados e deputadas federais no processo legislativo com base em cargos ocupados e atividades realizadas. Quanto mais alta a pontuação, mais influente é a posição institucional do parlamentar.
O Índice de Influência Parlamentar (IFI) é um indicador político que classifica os deputados federais brasileiros de acordo com sua influência no processo legislativo. A partir das posições institucionais atuais e passadas do parlamentar, o índice atribui uma pontuação em uma escala de 0 a 10, refletindo a importância dos cargos, funções e atividades desempenhadas na estrutura da Câmara dos Deputados.
Para calcular o Índice de Influência Parlamentar (IFI), são consideradas diversas posições institucionais ocupadas pelos deputados desde 1999, como a presidência da Câmara, liderança do governo, liderança da maioria, liderança do partido, presidência da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO), presidência de Comissões Permanentes, liderança da oposição, liderança da minoria, presidência da Coordenadoria dos Direitos das Mulheres (CDM), além de relatorias na CMO e relatorias de projetos de lei, lei complementar, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição na legislatura atual. A atribuição de pontos a esses cargos segue uma hierarquia de importância e leva em consideração o peso das bancadas partidárias e do total de deputados federais ativos, bem como a composição das respectivas comissões em análise. Também é considerado o impacto das posições ocupadas em legislaturas anteriores.
Saiba mais sobre nossa metodologia na seção Documentação.
Entender a influência de parlamentares no Congresso Nacional é tarefa bastante desafiadora e tem mobilizado analistas políticos, ativistas, comunicadores, profissionais de relações governamentais e acadêmicos de diversos segmentos desde longa data. Um tema espinhoso, de considerável complexidade, que muitas vezes inibe esforços mais abrangentes e sistemáticos. Ainda que possa haver pouca divergência de opinião sobre quem são, em determinado momento, os principais deputados e deputadas, a comparação entre o quão influentes são diferentes parlamentares dentro da Câmara não é trivial.
O Índice de Influência Parlamentar é um indicador político que nasce com o objetivo de mensurar o potencial de influência de deputados e deputadas federais no processo legislativo. Utilizando um sistema de pontuação que pondera os principais cargos, funções e atividades na Câmara dos Deputados, desde 1999, nosso índice oferece um valor numérico de 0 a 10 que permite comparar a influência potencial dos políticos no exercício do cargo.
A ideia de produzir um indicador de influência sistemático, replicável e abrangente, com ênfase na dimensão posicional dos parlamentares no processo legislativo, surgiu em 2022 entre a equipe de pesquisadores do Observatório do Legislativo Brasileiro, núcleo de pesquisa aplicada do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP-Uerj). Naquele ano, o modelo básico pontuação e ponderação de cargos e posições na Câmara dos Deputados foi elaborado, originando uma espécie de “protótipo” do índice.
Em 2023, o modelo foi aprimorado com a inclusão de informações sobre relatorias em projetos de lei, de lei complementar, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição. Outro incremento foi possibilitar a produção de índices “temáticos”, empregando informações e alterando as pontuações de acordo com temas de interesse, como meio ambiente, direitos humanos etc. No mesmo ano, os primeiros resultados do IFI foram apresentados ao público no Boletim do OLB “Parlamentares mais influentes na Câmara dos Deputados atuam de forma positiva ou negativa frente ao meio ambiente?”
Em meados de 2024, o projeto passa a contar com a parceria e fomento do INCT ReDem. Desde então, nossa equipe tem empreendido esforços no aprimoramento do índice, na sua validação interna e externa e, finalmente, em sua disponibilização pública. No âmbito dessa colaboração, com olhos voltados à 57ª legislatura (2023-2026) e ao governo Lula, novos resultados foram divulgados no Working Paper “Índice de influência parlamentar no primeiro ano do Governo Lula III”.
No mesmo ano, com objetivo de apresentar o IFI à comunidade de especialistas, discutir sua validação, melhorias e aplicações, foi promovido o evento “Um índice para a influência parlamentar: desafios e possibilidades”, de importância fundamental para o atual estágio do projeto.
Agora, no âmbito da parceria OLB e INCT-ReDem, o Índice de Influência Parlamentar chega ao público geral, com documentação, dados, visualizações e análises reunidas neste website.
(UFPR-INCT ReDem)
(IESP-Uerj)
João Feres Jr. (IESP-Uerj)
(UFPR-INCT ReDem)
(IESP/UERJ) e (IUPERJ)
(Cepesp/FGV)
(IESP-Uerj)
(UFPR-INCT ReDem)
(IESP-Uerj)
(IESP-Uerj)
(UFPR-INCT ReDem)
(UFPR-INCT ReDem)
(UFPR)
(IPEA)
(CEFOR-CD)
(UFPE)
(UFPE)
(UFMG)
(UFPR)
(CEFOR-CD)
(UFPE)
(UFC)
(UFMG)
(CEFOR-CD)
(UFPR-INCT ReDem)
O Índice de Influência Parlamentar (INF) tem como parceiros institucionais:
Observatório do Legislativo Brasileiro – OLB
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Representação e Legitimidade Democrática
Os dados do Índice de Influência Parlamentar vêm de três fontes principais:
Fornece informações sobre a presidência de comissões, da Coordenadoria dos Direitos da Mulher e relatorias de projetos de lei, de lei complementar, medidas provisórias e propostas de emenda à Constituição. Permite atualização sistemática e identificação dinâmica dos registros relativos às comissões e às relatorias de projetos.
Utilizado para obter informações relativas à ocupação de cargos de liderança nas legislaturas anteriores e para checagem de outros dados.
Consultado para checagem de informações sobre lideranças no período atual (governo, oposição, maioria, minoria, partidos e bancadas), relatorias das Leis de Orçamento Anual e presidência da Comissão Mista de Orçamento.
As informações individuais de cada parlamentar são organizadas em tabelas e coletadas por meio de rotinas programadas em linguagem R, garantindo a replicabilidade, validação dos resultados e atualização sistemática dos dados.
As pontuações do Índice de Influência Parlamentar são atualizadas nos meses de fevereiro e agosto de cada ano. São pontuados apenas deputados e deputadas em exercício na data de cada atualização.
Os resultados e componentes do IFI estão disponíveis para download em formato CSV.
Texto explicativo sobre navegação, download e interpretação de resultados.
Detalhes técnicos e metodológicos da construção do Índice de Influência Parlamentar:
Formulário para contato
Visualizações interativas com seletores e filtros:
– IFI x partido
– IFI x alinhamento em votações
– IFI x IPP
– IFI x CO2-Index
Seletores: Tema, UF, Partido, Nome
Filtros: Preside Comissão, Relator, Líder de Partido/Bloco
Teve como objetivo apresentar e discutir, junto ao público especializado, o Índice de Influência Parlamentar. Em suas duas atividades principais, uma reunião temática e uma reunião metodológica, o evento colheu a opinião e crítica dos especialistas convidados para validar, corrigir e aperfeiçoar o indicador. Também foram debatidas as possibilidades de aplicação e uso do Índice para a análise política do processo legislativo federal, funcionamento do Congresso e relações executivo-legislativo. Além das reuniões principais, foram oferecidos três minicursos on-line para estudantes de graduação e pós-graduação sobre processo legislativo, análise de dados eleitorais e coleta de dados legislativos. Ao final, o evento contou com uma palestra do prof. João Feres Jr. (IESP-Uerj) aberta à comunidade universitária.
Maiane Bittencourt: maiane.ctba@gmail.com
Departamento de Ciência Política | INCT ReDem
Rua General Carneiro, 460 sala 514
CEP 80060-150 Curitiba, Paraná, Brasil
Tel: +55 (41) 3360-5065 | E-mail: inct.redem@gmail.com