O Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro (DHBB), referência central para a compreensão da política nacional, ganha novos verbetes por meio de uma colaboração inédita entre o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Representação e Legitimidade Democrática (INCT ReDem).
O projeto “Elite em Foco: Retratos Parlamentares do Brasil pós-2014” uniu a expertise do CPDOC na preservação e análise da memória política nacional com a capacidade de pesquisa do ReDem. Essa cooperação marca um passo decisivo na atualização do DHBB, que há mais de quatro décadas publica verbetes biográficos das figuras mais relevantes da história política brasileira.
Sob supervisão da professora Jaqueline Zulini (FGV) e dos professores Adriano Codato e Renato Perissinotto (UFPR), e coordenação do pesquisador de pós-doutorado Mateus de Albuquerque (INCT ReDem), a primeira fase do projeto mobilizou, em 2024, dez estudantes de graduação em Ciências Sociais. Eles receberam treinamento inicial em metodologias de biografias coletivas e, posteriormente, capacitação específica da equipe do DHBB quanto aos protocolos editoriais. O resultado foi a produção de 30 novos verbetes, que incorporam à obra deputados federais eleitos a partir de 2014 e ainda não contemplados no DHBB*.
Os e as estudantes responsáveis pela elaboração dos verbetes foram bolsistas de Iniciação Científica do INCT ReDem, com financiamento do CNPq: Clara Diz Schmitt, Cleiton da Silva dos Santos, Julia Varela Morais, Laura Zicatto Valente, Luana dos Santos Moreira, Lucas Silveira Montesdioca, Marek Dusilek Lima, Mayara Luiza Martins Pereira, Vittorio Dalicani Pizzeghello e Yasmim Karolina da Silva Nantes.
Essa parceria fortalece a missão de ambas as instituições: ao CPDOC, cabe consolidar a memória política do país em uma obra de referência; ao ReDem, ampliar a formação de jovens pesquisadores e integrar a produção de conhecimento à atualização de um acervo essencial para a Ciência Política e a História contemporânea do Brasil.
Em 2025 o projeto foi renovado agora com financiamento da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.
*São eles: Afonso Antunes da Motta, Andrés Navarro Sanchez, Antonio Goulart dos Reis, Antônio Floriano Pereira Pesaro, Eduardo Pedrosa Cury, Evandro Herrera Bertone Gussi, Evandro Rogerio Roman, Fausto Ruy Pinato, Giovani Batista Feltes, Herculano Castilho Passos Júnior, Hidekazu Takayama, João Derly de Oliveira Nunes Júnior, João Paulo Kleinubing, João Paulo Tavares Papa, João Rodrigues, Luiz Lauro Ferreira Filho, Marcelo Belinati Martins, Marcelo Squassoni, Marcos Tebaldi, Mauro Mariani, Miguel Haddad, Rodrigo Garcia, Rogério Mendonça, Samuel Moreira da Silva Junior, Sandro Alex Cruz de Oliveira, Sergio Reis, Sérgio de Souza, Valdir Rossoni, Valmir Prascidelli, Walter Shindi Iihoshi
Siga @redem.inct no Instagram e @redem_inct no X para saber mais sobre os estudos realizados por nossos pesquisadores!
Supervisão dos pesquisadores


