Este Policy Brief fornece análises sobre o cenário climático brasileiro atual, apresentando recomendações específicas para subsidiar debates políticos em andamento, baseadas em pesquisas dos membros do Instituto Nacional de Representação e Legitimidade Democrática (INCT ReDem).
Sumário Executivo
As ações legislativas na Câmara dos Deputados (2019–2023) foram conduzidas majoritariamente por representantes com perfil climático associado à emissão de Gases de Efeito Estufa, especialmente ligados a partidos de direita e à Frente Parlamentar Agropecuária.
Os(as) brasileiros(as) rejeitam medidas como o aumento de agrotóxicos, o garimpo em Terras Indígenas, a flexibilização do licenciamento ambiental e a privatização do saneamento. Em geral, apoiam políticas contra o aquecimento global e confiam em órgãos como o IBAMA. Entre os(as) amazônidas, há rejeição à extração de madeira e à mineração, mas forte apoio ao agronegócio e à expansão de áreas agricultáveis na região.
Dados qualitativos, contudo, mostram a potencial vulnerabilidade à desinformação climática no Brasil. Em grupos focais, quando apresentados(as) a conteúdos de desinformação climática, a maioria acredita neles e deseja compartilhá-los nas redes sociais. O fenômeno é mais forte entre pessoas de menor renda e menos aceito entre moradores(as) da Amazônia Legal.
Frente a esses dados, são feitas recomendações para a formulação de políticas públicas, tais como a criação de um Relatório Anual de Impacto Climático Legislativo, priorização de crédito a produtores sustentáveis e investimento em educação midiática e científica contra a desinformação climática. Também são sugeridas estratégias de comunicação empática, com participação de cientistas e comunicadores locais, e a criação de observatórios e indicadores sobre vulnerabilidade à desinformação em universidades e organizações civis.
O Policy brief completo pode ser acessado nas versões em Português e Inglês nos links abaixo:
Siga @redem.inct no Instagram e @redem_inct no X para saber mais sobre os estudos realizados por nossos pesquisadores!
Autores