- Fevereiro, 2025
- Autoria: Fábio Vasconcellos
- Nº 1
- Vol. 2
- Resumo:
Nos últimos anos, as estratégias eleitorais dos partidos políticos brasileiros têm sido impactadas por dois fatores principais. O primeiro foi a introdução das cláusulas de desempenho e o segundo, a proibição de coligações proporcionais, ambos decorrentes da reforma eleitoral de 2017. Estes dois fatores forçam os partidos a adotarem estratégias mais eficazes para mobilizar votos e eleger representantes. Há um terceiro fator, contudo, ainda pouco explorado, é a organização ideológica mais clara no campo da direita desde 2018, especialmente em torno do grupo liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Este estudo exploratório testa a hipótese de que, para aumentar a eficiência eleitoral, os partidos têm buscado maior alinhamento ideológico em suas coligações. Para isso, foi criada a “Taxa de Consistência Ideológica” das coligações nas eleições para prefeitos. Os resultados indicam um crescimento constante desse índice desde 2016, apontando para uma maior organização ideológica dos partidos nas disputas eleitorais.