O Instituto ReDem, em parceria com o Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) organizou, entre os dias 10 e 12 de julho, um evento chamado “Um índice para a influência parlamentar: desafios e possibilidades”, que teve como finalidade debater o índice que as duas instituições estão construindo juntas, o Índice de Influência Parlamentar. O evento contou com mais de 140 inscritos em sua palestra e minicursos, e ocorreu nas dependências da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Centro de Curitiba.
Dentre as suas atividades, o evento disponibilizou dois minicursos sobre processo legislativo e manipulação de dados eleitorais na linguagem R, ministrados, respectivamente, por Joyce Luz (FVG-SP) e Bruno Schaefer (IESP). Também ocorreu uma oficina de análise de dados legislativos, ministrada por Júlio Canello (IESP). No encerramento, o prof. João Feres Jr., coordenador do OLB, proferiu a palestra “Bolsonarismo e Polarização no Brasil atual”, em que apresentou dados analíticos em survey sobre as diferenças valorativas entre os eleitores de Lula e Jair Bolsonaro. Os resultados preliminares do estudo, bastante surpreendentes, demonstram que não há tanta polarização assim, com os eleitores dos dois pensando de maneira muito similar em vários temas sensíveis.
O evento também foi a oportunidade de pesquisadores do ReDem e do OLB debaterem, em reuniões internas, os desafios do Índice proposto.
Siga @redem.inct no Instagram e @redem_inct no X para saber mais sobre os estudos realizados por nossos pesquisadores!