Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia | Representação e Legitimidade Democrática | ReDem

Governabilidade – instituições, atores e estratégias

Organizadores: Humberto Dantas, Michelle Fernandez e Graziella Testa

Publicação sobre o tema da Governabilidade em momento estratégico à compreensão de tal fenômeno, após cinco anos da primeira coletânea de textos.

Em 2018, a Fundação Konrad Adenauer e o coletivo de cientistas políticos denominado LEGIS-ATIVO, projeto associado ao Movimento Voto Consciente, se viram diante de uma questão crucial: como o Poder Executivo levaria adiante sua agenda liderado por um presidente recém-eleito que vociferava contra as bases elementares do que se entendia até aquele instante por Governabilidade? Ademais: como compreender que tal fenômeno era mais complexo do que as relações entre o Planalto e o Congresso Nacional? Nascia assim, no início de 2019, “GOVERNABILIDADE – para entender a política brasileira”, título que ganhou espaço na academia e entre analistas políticos. Mas passados cinco anos, até o alvorecer de 2024, o Brasil assistiu a novos capítulos de uma constante “reforma política”, à extrapolação do Poder Judiciário como ator central da agenda de políticas públicas, a diferentes conflitos a partir de um Executivo intenso em suas ações, às novas formas de compreensão acerca da Governabilidade como fenômeno e, principalmente, à duas forças trazidas com ênfase para a percepção do fenômeno que, mais uma vez, empresta seu nome a uma obra da Fundação Konrad Adenauer: as Forças Armadas e as Relações Internacionais. Diante de tal complexidade, apresentamos aqui GOVERNABILIDADE – Instituições, atores e estratégias – com textos inéditos e um conjunto muito especial de autores.

Autoria

Sobre os Organizadores:

Humberto Dantas é Mestre e doutor em Ciência Política pela USP, pós-doutor em Administração Pública pela FGV-SP. Coordenador do curso de Gestão Pública da FipeEES e da pós-graduação em Ciência Política da FESPSP. Diretor-presidente do Movimento Voto Consciente e coordenador do coletivo Legis-Ativo.
Michelle Fernandez é professora adjunta do Instituto de Ciência Política da UnB e professora do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UnB. Possui mestrado em Direito: Especialidade em Estudos da União Europeia – Universidad de A Coruña, Diploma de Estudos Avançados em Ciência Política (equivalente ao Mestrado em Ciência Política) – Universidade de Salamanca e Doutorado em Processos Políticos Contemporâneos – Universidad de Salamanca.
Graziella Testa é Doutora em Ciência Política pela USP. Professora da Escola de Políticas Públicas e Governo da FGV. Interessada nos temas política brasileira, com foco em estudos legislativo e instituições informais.
 

Compartilhar esse conteúdo