Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia | Representação e Legitimidade Democrática | ReDem

Monitoramento e prisões de mídia social (Post de Exemplo)

O gráfico acima apresenta um diagrama de dispersão de dois indicadores: prisões por conteúdo político e monitoramento de mídia social do governo. Detalhamos a escala na parte inferior desta página, mas, em resumo, uma  classificação  mais alta é nominalmente melhor, enquanto uma classificação mais baixa é nominalmente pior. Ou seja, uma pontuação alta aqui significa  menos  prisões no primeiro indicador e menos monitoramento no segundo indicador.

Vemos que esses dois indicadores são altamente correlacionados, e os países que são relativamente democráticos em ambas as dimensões se agrupam no canto superior direito da figura. Da mesma forma, se os governos monitorarem de perto as mídias sociais, é bem provável que eles acompanhem as informações que encontrarem e prendam cidadãos. É bastante preocupante que em 37% dos países, se um cidadão postar conteúdo político online que vá contra o governo e suas políticas, ele provavelmente ou muito provavelmente será preso. Um exemplo é a Zâmbia, que reprimiu a liberdade nas mídias sociais. Em um caso proeminente no início de 2018, um indivíduo foi condenado a sete anos por difamar a linguagem do presidente zambiano no Facebook (Freedom House 2019).

A análise detalhada do texto do indicador e a correspondência das classificações segue abaixo.

O Government Social Media Monitoring pergunta quão abrangente é a vigilância de conteúdo político em mídias sociais pelo governo ou seus agentes? As classificações são em uma escala de:

0: Extremamente abrangente. O governo monitora virtualmente todo o conteúdo nas mídias sociais.
1: Principalmente abrangente. O governo monitora a maioria do conteúdo nas mídias sociais, com monitoramento abrangente da maioria das principais questões políticas.
2: Um tanto abrangente. O governo não vigia universalmente as mídias sociais, mas pode-se esperar que vigie questões políticas importantes em cerca de metade do tempo.
3: Limitado. O governo só monitora conteúdo político em mídias sociais de forma limitada.
4: De forma alguma, ou quase de forma alguma. O governo não monitora conteúdo político em mídias sociais, com as exceções mencionadas na seção de esclarecimentos.

 

Arrests for Political Content

 faz a seguinte pergunta: se um cidadão publica conteúdo político online que seria contrário ao governo e suas políticas, qual é a probabilidade de que o cidadão seja preso? As classificações são em uma escala de:

0: Extremamente provável.
1: Provavelmente.
2: Improvável.
3: Extremamente improvável.
Siga @redem.inct no Instagram e @redem_inct no X para saber mais sobre os estudos realizados por nossos pesquisadores!

Fábio Vasconcellos

Doutor em Ciência Política pelo IESP (2013) e mestre em Comunicação Social pela UERJ (2008). Professor associado da Faculdade de Comunicação UERJ. Temas de interesse: Comportamento Eleitoral; Comunicação Política; Eleições; Opinião Pública; Analise de Dados.

Compartilhar esse conteúdo

Veja Também