Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia | Representação e Legitimidade Democrática | ReDem

Polarization and ideology: Exploring the contextual nature of democratic commitment

Autores: Julian Borba (UFSC); Ednaldo Ribeiro (UEM) e Mario Fuks (UFMG)

O artigo “Polarização e ideologia: explorando a natureza contextual do compromisso democrático” de Borba, Ribeiro e Fuks investiga como a polarização política afeta o compromisso dos cidadãos com a democracia, utilizando dados de 57 países da World Values Survey (2017-2020). A pesquisa conclui que não existe um “guardião universal” da democracia em cenários polarizados; o impacto da polarização no apoio democrático varia crucialmente conforme a ideologia do eleitor e a do governo. Os resultados indicam que indivíduos de direita demonstram consistentemente menor compromisso democrático. Em contraste, a lealdade democrática de eleitores de esquerda tende a aumentar sob governos de direita polarizados, e o centro só se manifesta como guardião mais convicto sob governos de esquerda polarizados. Portanto, o estudo revela que as consequências da polarização para a democracia são contextuais e mais complexas do que teorias anteriores sugeriam

Siga @redem.inct no Instagram e @redem_inct no X para saber mais sobre os estudos realizados por nossos pesquisadores!

Autores:

Julian Borba é doutor em Ciência Política pela UFRGS. Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC. Interessado nos temas opinião pública e comportamento político.

Ednaldo Ribeiro é Doutor em Sociologia pela UFPR. Professor de Ciência Política na UEM e na UFPR. Bolsista produtividade do CNPq na área de comportamento político. Interessado nos temas atitudes democráticas e ativismo político.

Mario Fuks é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário do Rio de Janeiro (IUPERJ) e professor titular do departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Compartilhar esse conteúdo

Veja Também